Equatorial Energia Alagoas explica novo layout da conta de energia
28 de agosto de 2019 Destaques,Notícias Arthur Otávio Florentino de Lima

Consumidor deve ficar atento às informações constantes na fatura

Desde julho, os clientes da Equatorial Energia Alagoas estão recebendo a conta de energia com a nova identidade visual da empresa. O novo layout é mais simples e visa facilitar o entendimento das informações que vão além da data de vencimento e do valor da conta. Por isso, a distribuidora alerta para que todos fiquem sempre atentos, pois a fatura é um importante canal de comunicação da Equatorial com os clientes.

Destacado em um box de cor laranja, localizado no canto superior direito da fatura, encontra-se o Código Único. Ele é o número de registro do imóvel no sistema da Equatorial e deve ser informado à distribuidora para solicitação de qualquer serviço, seja no atendimento presencial ou através da central de atendimento telefônica.

Logo abaixo, há a informação sobre o mês de referência da fatura e a data de vencimento da conta. Segundo o executivo de faturamento da Equatorial, Wellington Silva, é importante ficar bem atento a essas informações que muitas vezes podem causar dúvida. “É bastante comum o cliente confundir o mês em que a conta foi faturada com a data do vencimento, especialmente quando ele recebe a fatura no final do mês e a data de pagamento é no mês posterior. Nas notificações de reaviso de débito sempre utilizamos como referência o mês de faturamento e é esse dado que o cliente deve passar para a Equatorial quando necessitar de alguma informação ou serviço, como por exemplo, para pedir a correção de um recibo”, esclareceu o executivo.

Ao lado da data de vencimento é disponibilizado o número de quilowatts-hora (kWh) consumido no período junto com a informação do valor da conta. No campo “dados da leitura”, o cliente poderá consultar as datas da leitura atual e anterior, além da previsão da próxima e os dias de consumo. Os intervalos de leitura podem variar de 27 a 33 dias, de acordo com o calendário de leitura mensal previsto para cada bairro e município.

Também podem ser consultados na fatura o histórico de consumo dos últimos 12 meses. Já no campo “Descrição da Conta”, o cliente poderá saber como a sua conta atingiu aquele valor específico. Neste espaço, estão todos os itens faturados: valor do consumo; desconto da Tarifa Social; encargos, como multas e juros; valor da Contribuição de Iluminação Pública (COSIP); custo com emissão de segunda via; além do valor da bandeira tarifária, quando amarela ou vermelha.

Embaixo de “Descrição da Conta”, há um espaço para “Notificação de reaviso de vencimento/ mensagem. É neste lugar que a Equatorial avisa ao cliente sobre débitos pendentes e do prazo para a realização da suspensão do fornecimento por inadimplência. Outras mensagens importantes são veiculadas nesse espaço, como as datas disponíveis para o vencimento optativo.

Na fatura, o cliente também consegue verificar na parte de “Composição da Conta” o quanto do valor total é pago para a Equatorial diretamente, e quanto dele é referente a tributos, encargos, compra de energia e custos de transmissão. Há também a informação sobre o percentual dos impostos que variam de acordo com o consumo mensal.  Para faturas com consumo de até 150kW, são cobrados 17% de ICMS e 1% referente ao Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep). Já para quem consome mais de 151kW no mês, é cobrada a alíquota de 27% de ICMS. Os percentuais são estabelecidos pela legislação estadual de Alagoas.

“A conta de energia é um informativo muito rico e é importante que os clientes observem todos os dados, não apenas a data de vencimento e o valor a ser pago. Muitas dúvidas podem ser esclarecidas com as informações constantes na fatura. A conta também é um dos meios que a empresa utiliza para notificar o consumidor sobre o débitos pendentes e prazo para corte, servindo de alerta para que o cliente regularize a situação antes de ter o fornecimento interrompido”, finaliza Silva.

A explicação detalhada dos campos da fatura de energia pode ser acessada no site da Equatorial no link: http://www.equatorialalagoas.com.br/index.php/sua-conta/entenda-sua-conta/ .

 Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas