Equatorial Energia Alagoas alerta para cuidados ao construir ou reformar
30 de agosto de 2019 Notícias Arthur Otávio Florentino de Lima

Para construir ou reformar um imóvel é necessário seguir diversas etapas: realizar consulta de uso e ocupação do solo; providenciar projetos técnicos: arquitetônicos, elétricos, sanitários, contra incêndio, estrutural; obter autorizações junto aos órgãos competentes. Entretanto, um item que não pode ser esquecido é o de segurança. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas preparou algumas orientações para que as obras transcorram sem acidentes com a rede elétrica. 

Distância da rede elétrica

  • => A construção não deve ser feita embaixo ou muito próxima dos fios de energia;
  • => Ao construir ou reformar um imóvel, é necessário respeitar a distância mínima entre a obra e rede elétrica estabelecida pelo código de obras de cada município. Dessa forma, é possível evitar o contato acidental de grades, varandas e marquises;
  • => Cuidado também ao manusear escadas, vergalhões, arames, réguas e outros materiais metálicos. Procure fixá-los longe da fiação da Equatorial, calculando uma distância segura para que, em caso de queda, não atinja a rede.


Cuidados com a fiação

  • => Para evitar choques durante a obra, é necessário manter a fiação longe do contato com a água e evitar deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção;
  • => Não se deve utilizar equipamentos elétricos estando descalço;
  • => A amarração dos cabos não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
  • => Os benjamins, mais conhecidos como “Ts”, não devem ser usados em caráter definitivo.

Para o executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente, além das orientações mencionadas acima, é preciso sempre solicitar a ligação de energia para a distribuidora, evitando assim ligações clandestinas e gambiarras. “Antes de começar a obra, o construtor deve procurar a Equatorial e fazer o pedido de ligação que pode ser provisório ou permanente. O fornecimento de energia improvisado põe em risco a segurança de todos que estão trabalhando na construção”, orienta Rafael.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas