Equatorial Alagoas orienta como prevenir acidentes dentro de casa
18 de julho de 2019 Notícias Arthur Otávio Florentino de Lima

Energia é hoje um item indispensável na vida dos alagoanos. Sem ela, seria impossível ligar a TV, acender uma lâmpada ou ter uma geladeira. Apesar do conforto, é crescente o número de choques dentro de casa. Para que os benefícios não se tornem perigo, a Equatorial Alagoas preparou dicas de como utilizar a energia de forma segura e assim evitar acidentes.

Água e energia

– A dupla água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e realizar consertos em instalações elétricas em locais úmidos e molhados;

– Não se deve mudar a chave de temperatura do chuveiro durante o banho, pois o risco de levar um choque elétrico é grande devido ao contato com a água.

Lâmpadas e tomadas

– Quando trocar uma lâmpada, deve-se desligar o interruptor ou o disjuntor geral, segura-la pela parte de vidro e nunca na parte metálica do bocal ou na rosca;

– Não é recomendado utilizar benjamim (Ts) para ligar vários equipamentos em uma mesma tomada. É preferível o filtro de linha, dispositivo adequado para ligar mais de um aparelho, além de seguro;

– Sempre se deve colocar protetores nas tomadas, especialmente se houver crianças em casa.

Instalações de antena e reformas

– É preciso ter cuidado ao instalar antenas próximo à rede elétrica, pois ela pode tocar na fiação e provocar choque;

– Ao construir ou reformar a residência, também é necessária atenção e respeitar a distância mínima entre o imóvel e a rede da Equatorial estabelecida no código de obras de cada município. Dessa forma é possível evitar contato acidental de grades, varandas e marquises.

Para o executivo de Segurança da Equatorial Alagoas, Rafael Clemente, a fiação elétrica da residência deve ser adequada a carga dos equipamentos que serão utilizados, bem instalada e, com boas conexões e aterramento. “É importante não fazer improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas na instalação que precisam ser corrigidos imediatamente. Para realizar algum reparo na parte elétrica, é necessário desligar o disjuntor ou a chave geral e contratar um profissional qualificado (eletricista) para executar o serviço com segurança”, orienta Rafael.

Rafael informa ainda que uma prática bastante recorrente é o cliente utilizar o poste da Equatorial como suporte para varal. “Essa situação deve ser evitada, pois com o passar do tempo o arame pode ficar energizado, causando choque. E se alguém for vítima de choque elétrico, não tente tocá-la. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência”, esclareceu.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas